Entre o ideal e o possível: o dilema do responsável técnico
Existe uma distância considerável entre aquilo que aprendemos como ideal e aquilo que encontramos na prática profissional. Na arquitetura, essa diferença aparece desde as primeiras experiências de escritório, quando soluções que pareciam evidentes durante a formação começam a disputar espaço com orçamento, legislação, mão de obra, hábitos e limitações que não estavam presentes nos exercícios acadêmicos.
Parte desse conflito é natural. A formação técnica procura estabelecer referências para que os profissionais possam tomar decisões fundamentadas, enquanto o mercado apresenta situações particulares que exigem adaptação. Quando passamos a enxergar essa distância como uma falha da realidade, que deveria se ajustar ao conhecimento que adquirimos, ou como uma justificativa para abandonar os próprios critérios técnicos diante das dificuldades encontradas é que nasce o problema.
O responsável técnico ocupa justamente esse espaço entre as duas coisas. Precisa compreender o que seria desejável, reconhecer as condições existentes e encontrar soluções que façam sentido dentro delas. Parece simples quando colocado dessa maneira, mas algumas situações tornam essa tarefa bastante desconfortável, especialmente quando o resultado do nosso trabalho começa a se afastar da finalidade que justificou nossa atuação.
A regularização de imóveis é um bom exemplo. Existem profissionais que preferem não trabalhar nessa área por entenderem que o serviço acaba favorecendo construções executadas sem planejamento, permitindo que o proprietário resolva posteriormente uma situação que poderia ter sido evitada. A preocupação tem fundamento, principalmente quando consideramos os efeitos que a ocupação desordenada produz sobre a infraestrutura urbana, a segurança das edificações e o desenvolvimento das cidades.
Por outro lado, a construção irregular já existe, e a recusa do profissional em atuar sobre ela não faz com que desapareça. Em muitos casos, existe uma família ocupando o imóvel há anos, um patrimônio que precisa ser documentado e uma situação que pode encontrar um caminho de regularização dentro das exigências legais. O trabalho técnico passa a ser justamente o de avaliar essa realidade e identificar as possibilidades de adequação.
Também existe um aspecto profissional nessa discussão. A regularização de imóveis é um serviço que pode demandar muitas horas de levantamento, análise documental, elaboração de projetos e acompanhamento de procedimentos administrativos. Trata-se, portanto, de uma atividade legítima dentro do mercado da arquitetura, que remunera o conhecimento e o tempo investidos pelo responsável técnico. Seria razoável abrir mão dela porque sua existência está relacionada a problemas que gostaríamos que não acontecessem?
A pergunta fica mais interessante quando percebemos que a mesma atividade pode ser interpretada de maneiras diferentes conforme o ponto de vista adotado. Para um profissional, regularizar uma construção representa uma oportunidade de corrigir uma situação existente; para outro, pode significar a manutenção de uma cultura em que as pessoas constroem primeiro e procuram resolver a documentação depois. As duas preocupações podem coexistir, e por isso que a decisão não deve ser tomada apenas a partir de uma posição teórica sobre o assunto.
O usucapião apresenta uma contradição ainda mais delicada. O instrumento possui uma função social importante, permitindo que determinadas situações de posse sejam reconhecidas juridicamente quando atendidos os requisitos legais. Em Pelotas, o próprio Plano Diretor inclui o usucapião especial urbano entre os instrumentos da política urbana e prevê assistência técnica e jurídica gratuita para grupos de baixa renda em processos dessa natureza.
Na rotina profissional, porém, encontramos situações que provocam questionamentos sobre os resultados produzidos por esses mecanismos. Em alguns casos atendidos no escritório, pessoas de baixa renda conseguiram regularizar judicialmente um imóvel, venderam a propriedade e passaram a ocupar outro local, voltando posteriormente a buscar a regularização de uma nova situação. São casos que representam exceções dentro de uma realidade muito mais ampla, mas que despertam um desconforto difícil de ignorar.
A atuação técnica pode estar correta, o procedimento pode atender aos requisitos aplicáveis e o serviço pode cumprir integralmente aquilo que foi contratado. Ainda assim, permanece a dúvida sobre a relação entre o resultado obtido e a finalidade social que atribuímos ao instrumento. Quando um mecanismo pensado para atender determinadas necessidades passa a ser utilizado repetidamente como estratégia patrimonial, o responsável técnico começa a perceber que sua participação em um processo não termina necessariamente no resultado imediato que consegue produzir.
Até onde vai a nossa responsabilidade pela execução correta de um instrumento e onde começa a responsabilidade pelo uso que a sociedade faz dele? A pergunta não exige que o arquiteto assuma funções que pertencem a outras instituições, tampouco permite concluir, a partir de situações isoladas, que o instrumento deixou de cumprir sua função. Ela evidencia, entretanto, uma questão que acompanha diversas atividades profissionais: nem sempre os resultados de um trabalho correspondem integralmente àquilo que imaginávamos estar ajudando a construir.
Algo semelhante acontece quando o orçamento disponível para uma obra fica distante do investimento necessário para realizar o projeto desejado. O profissional conhece soluções que poderiam melhorar o conforto térmico, reduzir o consumo de energia ou aumentar a durabilidade da edificação, mas precisa trabalhar com os recursos que o cliente efetivamente possui. Em determinadas situações, é possível reorganizar as prioridades, modificar materiais e distribuir as etapas da obra para preservar os aspectos mais importantes do projeto. Em outras, as limitações são tão grandes que exigem rever as próprias expectativas sobre o resultado.
A questão passa a ser identificar quais adaptações preservam a qualidade técnica e quais começam a comprometer aquilo que deveria ser garantido. Uma solução diferente daquela inicialmente prevista pode atender muito bem às necessidades do projeto, enquanto outra, aparentemente pequena, pode gerar problemas de desempenho, manutenção ou segurança. O conhecimento técnico serve justamente para distinguir essas situações, permitindo que a negociação com a realidade aconteça sem que toda decisão se transforme em uma concessão indiscriminada.
Essa capacidade de adaptação exige mais do que domínio de normas e métodos construtivos. Exige compreender as pessoas, suas condições e a maneira como as decisões profissionais interferem na vida cotidiana. Existe uma diferença entre orientar um cliente sobre as consequências de determinada escolha e tentar convencê-lo de que precisa adotar integralmente a nossa visão de mundo. O responsável técnico tem o dever de apresentar alternativas, explicar limitações e estabelecer os limites daquilo que pode assumir, mas não controla todas as decisões que acontecem ao redor do seu trabalho.
Talvez seja por isso que a experiência profissional modifica a maneira como enxergamos a teoria. Com o tempo, percebemos que muitos princípios continuam válidos, embora sua aplicação dependa de condições que variam de um caso para outro. Também aprendemos que determinadas práticas, mesmo quando amplamente aceitas pelo mercado, merecem ser questionadas porque seus resultados podem comprometer a qualidade da construção ou o funcionamento da cidade. A experiência ajuda a reconhecer essas diferenças, desde que não seja utilizada apenas para justificar aquilo que já estamos acostumados a fazer.
O risco está em seguir qualquer um desses caminhos de maneira automática. O profissional que insiste em aplicar uma solução ideal sem considerar as condições concretas pode produzir um resultado inviável, enquanto aquele que aceita todas as exigências do mercado sem avaliar suas consequências acaba reduzindo sua responsabilidade à execução de tarefas. Entre essas posições existe um trabalho permanente de análise, negociação e tomada de decisão, no qual o conhecimento técnico precisa continuar orientando a prática.
Afinal, não cabe ao responsável técnico corrigir sozinho as contradições de uma sociedade, reformular a cultura construtiva de uma cidade ou garantir que todo instrumento público alcance perfeitamente sua finalidade. Essas questões dependem de muitos outros fatores, e atribuir ao profissional individual a obrigação de resolvê-las seria ignorar a complexidade dos próprios problemas. Isso não elimina, porém, a responsabilidade de reconhecer as consequências do trabalho realizado e de procurar soluções que contribuam para resultados melhores.
O amadurecimento profissional está nessa compreensão: a teoria oferece referências para orientar nossas decisões, enquanto a prática revela as condições em que elas precisam acontecer. O ideal continua sendo necessário para que possamos identificar o que merece ser melhorado, e o possível permite transformar parte desse ideal em resultados concretos, sem que a adaptação se torne uma justificativa para abandonar os critérios que deveriam orientar a profissão.
O responsável técnico precisa aprender a trabalhar com aquilo que existe sem perder de vista aquilo que poderia existir. É uma posição que exige mais reflexão do que a simples defesa de princípios e mais responsabilidade do que a aceitação automática das condições do mercado. Entre o ideal e o possível, o trabalho consiste em encontrar soluções tecnicamente sustentáveis, economicamente viáveis e coerentes com as consequências que somos capazes de produzir.
